Ambientes ganham nova vida com a inserção de estampas étnicas. Sucesso na década de 1970, este tipo de estampa segue em alta na moda e também na decoração. Os desenhos (geométricos, cores fortes e listras/zig zag, por exemplo) inspirados em tribos africanas estampam objetos e móveis de maneira original e, muitas vezes, sofisticada.

Dar uma repaginada num cômodo da casa, ou mesmo no escritório, é possível por meio das estampas étnicas, segundo o gerente comercial e produtos da Mobly (e-commerce de móveis e decoração), Douglas Diniz Pires. “Diante dos nossos estudos internos, percebemos que essas estampas complementam os ambientes de forma sútil e agradável, dando um toque colorido e vivo ou, até mesmo, finalizando uma decoração mais sóbria”, afirma.
Assim, acrescentar um quadro com esta temática, uma almofada, ou uma poltrona de estampa étnica pode revitalizar o ambiente e deixá-lo mais despojado. De acordo com Pires, a aposta nesta tendência é resultado de um amplo estudo. “Estamos atentos aos desfiles de moda nacionais e internacionais, porque entendemos que moda, arte e decoração caminham juntas. No caso da tendência étnica, percebemos a presença da estampa nos últimos desfiles e (no trabalho de) novos artistas/design com esse foco”, finaliza.

Para não errar na decoração combine estampas com cores e elementos neutros, assim terá um ambiente mais harmônico. Já quem prefere ousar pode investir num papel de parede étnico ou mesmo num mix de estampas.