Vendas no varejo de material de construção crescem 10%

Desempenho do setor no 1º trimestre de 2017 foi 4% superior ao mesmo período do ano passado

0
76
Os dados são da Pesquisa Tracking realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) | Foto: Reprodução

As vendas no varejo de material de construção cresceram 10% em março, na comparação com fevereiro. Com relação a março do ano passado, o desempenho foi 12% superior. Os dados – divulgados no início de abril – são da Pesquisa Tracking mensal da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), que entrevistou 530 lojistas no período de 28 a 31 de março.

No primeiro trimestre do ano, o setor apresentou crescimento de 4% sobre o mesmo período do ano passado, conforme comenta o presidente da Anamaco, Cláudio Conz. “Nos últimos 12 meses, o desempenho é negativo de 5%, mas os resultados indicam que estamos iniciando uma recuperação, depois de dois anos super difíceis, o que nos dá a certeza de que estamos no caminho certo para retomar o crescimento”, afirma.

Por outro lado, a pesquisa da Anamaco aponta que diminuiu o otimismo do setor com relação às ações do governo nos próximos meses (de 54% para 45%). Já 37% dos entrevistados pretendem fazer novos investimentos, em 2017, e diminuiu de 16% para 13% a intenção de contratar novos funcionários já no mês de maio.

Com cerca de 148 mil lojas no Brasil (136.868 lojas varejistas e mais de 12 mil lojas atacadistas), o setor de material de construção é parte integrante do complexo denominado de “ConstruBusiness”, que representa 9,1% do Produto Interno Bruto (PIB) – soma de todos os produtos finais produzidos por um país num intervalo de tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here